Análise às Autárquicas 2017, com enfoque especial no Concelho de Bragança

Autárquicas 2017 Concelho de Bragança.jpg

_/Concelho de Bragança\_

Global: PS elege 2 vereadores (em 7 possíveis), 12 deputados municipais (em 40 possíveis) e 61 mandatos em Assembleias de Freguesia (em 289 possíveis).

Juntas e Uniões de Freguesia:
Braganca tem 39 freguesias. O PS apresentou candidatura em 22. Em 2013 o PS venceu 10 Juntas de freguesia. Em 2017 venceu em 5: Carragosa; Grijó de Parada; Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova; Quintanilha; Parâmio.

Câmara Municipal:
Vitória clara, expressiva e inequívoca do PSD, com quase 30% de diferença para o PS, numas eleições em que Humberto Rocha não era candidato, ao contrário de 2013. Quem capitalizou os votos foi o PSD com mais 1391 votos que em 2013, enquanto que o PS obteve menos 51 votos que em 2013.

Junta da Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo:
Disputa entre PSD e movimento de independentes. PSD ganha por margem curta. PS fica em terceiro com diferença considerável.

_/Distrito de Bragança\_

PS ganha em Vila Flor, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro, Vinhais (margem curta), Mirandela (grande e agradável surpresa) e em Macedo de Cavaleiros (grande campanha!!). Grande onda Rosa que no Concelho de Bragança não se conseguiu capitalizar.

_/Portugal\_

PS com mais votos, mais mandatos, mais Presidentes de Câmara. Uma vitória estrondosa. Grande derrotado nacional da noite: PSD.

_/Análise final\_

PSD é o grande vencedor no Concelho de Bragança. PS obteve uma derrota clara, em contra ciclo nacional e distrital, com uma diferença de quase 30%. Este não é um resultado que, como socialista, me deixa satisfeito. Mas tendo sido o resultado da democracia e, por conseguinte, da vontade das pessoas, resta-me dar os parabéns aos vencedores. Por fim, queria deixar uma palavra de agradecimento às centenas de candidatos nas listas do PS: “Só é derrotado quem desiste de lutar”.

Deixe um comentário